A canela melhora a sensibilidade dos tecidos à insulina, evitando o acúmulo de gordura e ajudando no controle do diabetes. Além disso, por ser termogênica, ela estimula o corpo a gastar mais energia — o que acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento.
Essa especiaria tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e probiótica, auxiliando em desconfortos como gases, cólicas e diarreia. Um verdadeiro cuidado natural para o intestino!
Graças aos seus antioxidantes, a canela ajuda a reduzir o colesterol LDL (o “ruim”), contribuindo para a saúde do coração.
Muita gente acredita que a canela eleva a pressão arterial, mas isso é falso. Na verdade, seus compostos fenólicos e antioxidantes têm o efeito oposto — ajudam a regular e até reduzir a pressão, sendo benéfica para quem é hipertenso.
Mesmo assim, siga sempre as orientações do seu médico!
5. Reduz o Apetite e Controla a Fome
Rica em fibras, a canela aumenta a sensação de saciedade e ajuda a controlar o apetite — especialmente aquela fome fora de hora.
Por ter um sabor naturalmente adocicado, a canela pode ser usada para substituir o açúcar em cafés, frutas e receitas. Além de saborosa, é uma ótima aliada para quem quer reduzir o consumo de açúcar refinado.
Você pode usar a canela em pó para adoçar o café, polvilhar sobre frutas, iogurtes ou preparar um delicioso chá de canela (200 ml ao dia).
Mas atenção: evite consumir após as 15h, pois o efeito termogênico pode atrapalhar o sono.
A canela é simples, acessível e poderosa.
Pequenas mudanças como incluir no seu dia a dia
podem trazer grandes benefícios
para a saúde, o metabolismo e até o humor!
By Nutri Marcela Ávila